Pau Brasil recebe unidade de rastreamento do Câncer de Mama

26/07/2018 18:04:00    Fonte: Saude

Município de Pau Brasil iniciou na manhã do dia 25, o atendimento as mulheres com idade de 50 a 69 anos de idade com a finalidade de rastrear o câncer de mama. É uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e do programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.

O atendimento está sendo feito em unidade móvel, que está estacionada na Praça Juracy Magalhães, e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.????

As Equipes de Saúde da Família das Unidades Básica de Saúde Luís Erlon Rodrigues e Sálvio Rosa de Assis estão promovendo no local: Ambiente fotográfico e acolhedor, Alongamentos, dinâmicas e palestras com o personal Gustavo Nascimento e Massagens relaxante com a massoterapeuta Eliã Santos.

Nas salas de espera acontecem dinâmicas sobre dinâmicas reflexivas feita pela Agente de Combate as Endemias – ACE Janine. Os trabalhos contam com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da família – NASF. Todo os trabalhos estrão sendo coordenador por Ana Claudia (Coordenadora Municipal da Atenção Básica) e acompanhados por Adenilson Sena (Secretário Municipal de Saúde). A Prefeita Barbara Prado esteve presente acompanhada do Secretário de Infraestrutura Antônio Prado.

Como ser atendida

Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até 18h.

Palavras-Chave: Câncer de mama

Última atualização: 21/01/2019 19:47