Prefeita faz lançamento do Saúde Digital, entrega tabletes e realiza sonho dos Agentes de Saúde.

19/12/2018 16:57:00    Fonte: Prefeitura

Na manhã de hoje (19) na Câmara de Vereadores o Governo Compromisso e Reconstrução apresentou um balanço dos benefícios que a Prefeitura de Pau Brasil vem trazendo para a população de Pau Brasil. No ano de 2005, quando Antônio Prado e Jeovan da farmácia iniciou o Governo de Compromisso, o município dispunha de apenas o Hospital Arlete Magalhães e a Unidade Sanitária de Saúde Dr. Luiz Erlom Rodrigues, equipamentos esses que atendiam a uma população residente de 12.155, habitantes.

Nos primeiros meses da nova gestão, o então Secretário da Saúde Jeovan da Farmácia que acumulava a função de Vice-Prefeito, com apoio do prefeito Prado, iniciou com a implantação do Programa Equipe de Saúde da Família, Programa Agentes Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias e Programa Saúde da Família Indígena, foi quando alugaram duas casas residências para instalar a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Carlos dos Santos e Sálvio Rosa de Assis, enquanto isso a Unidade Sanitária Dr Luiz Erlom Rodrigues foi transformada em UBS, no mesmo prédio implantou a UBS 04, isso para atender a população urbana e rural do município de Pau Brasil.  Nesse período a atenção básica fazia a cobertura de 100% da população municipal.

No ano de 2009, a gestão municipal apresentou propostas para a construção do prédio para instalar as Unidades Básicas de Saúde José Carlos, Sálvio Rosa de Assis e UBS 04 (Atualmente Eric Soares). A construção desses equipamentos foi cuidadosamente estudada, as unidades sendo construídas próximo dos pacientes eles criariam mais vinculo com a sua unidade de referência. Hoje isso é uma realidade, o município dispõe de três prédios que abrigam as UBS. Nesse mesmo período a gestão municipal deixou recursos na conta da prefeitura para expansão da UBS José Carlos dos santos e Dr Luiz Erlom Rodrigues.

Na gestão da Prefeita Barbara Prado e do Secretário de Saúde Adenilson Sena, a Atenção Básica continua fazendo a cobertura de 100% da população urbana e rural (indígena e não indígena), para a população residente de 10.852, habitantes. As unidades continuam sendo o principal ponto de atendimento do sistema de saúde pública para receber pacientes que precisam de atendimentos da Atenção Básica. Mais na manhã de hoje foi um dia festivo para comemorar esses avanços e os novos avanços que estão ocorrendo no Governo Compromisso e Reconstrução. O município dispõe de Saúde Digital, que compõe a informatização de 100% da Atenção Básica, instalação e funcionamento do Prontuário Eletrônico do SUS e o ACS Digital.

Na atual gestão a Atenção Básica está interligada em rede de fibra ótica através do e-SUS Atenção Básica (AB) é o novo sistema da AB que substitui o SIAB. Para atender aos diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde, oferece dois sistemas de software que podem operar desde uma UBS sem computador, com o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) a partir do uso de fichas até UBS com computador nos consultórios e salas de atendimento usando o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Esses sistemas estão disponíveis a todos os municípios para download gratuito.

O Ex-prefeito Antônio Prado que esteve presente, ficou alegre em poder prestar esse tipo de serviço para a população de Pau Brasil. “Lembro que tudo isso foi pago com recursos da Prefeitura, somente depois foi que o Ministério da Saúde bancou as despesas com as UBS e as Equipes” Disse Prado.

O ponto alto foi o lançamento do Programa Agente Comunitário de Saúde Digital – ACS DIGITAL. “Isso é a realização de um sonho para os nossos Agentes de Saúde, isso é por que temos compromisso com o nosso povo”. declarou a prefeita. Além dos tabletes (SANSUG) os Agentes de Saúde ganharam duas camisetas de malha para melhor identificação junto ao público de referência das UBS.

Todos os Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos das Equipes de Saúde da Família, Ana Claudia (Coordenadora da Atenção Básica) e Sirlândia Soares (presidente do Conselho Municipal da saúde), Sidinei Moura (presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde), estiveram presentes. Adenilson Sena (Secretário de Saúde), Eurípedes Dias (Secretário da Administração e Finanças), Raimunda Lucia (Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Tatiane Prado (Secretaria do Trabalho e Ação Social), José Fernando (Chefe de Gabinete) que serviu de Mestre de Cerimonia e apresentador do rápido histórico da saúde local) e Renato Leal (Assessor de Sistema da Secretaria Municipal de Saúde) que descreve sobre as funcionalidades e funções do Prontuário Eletrônico do SUS, também estiveram presentes.

Palavras-Chave: Saude

Última atualização: 18/02/2019 21:20